Cirurgias para o CA de ovário
- COP onco
- 16 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Por Dra. Maria Clara Coutinho*
Quando a mulher recebe o diagnóstico de um tumor ovariano, temos algumas possibilidades de cirurgia para abordagem de tratamento. A decisão sobre qual tipo de cirurgia indicada para cada paciente vai depender de alguns fatores como idade, prole definida, alteração dos marcadores tumorais, tamanho do tumor e sinais de doença extra ovariana.
As técnicas de cirurgia oncológica para tumor ovariano são:
Laparoscopia: Quando o tumor está localizado apenas no ovário, é possível realizar a cirurgia através de laparoscopia. Ela se dá com o emprego de um sistema de câmeras, introduzido por uma pequena sonda pelo umbigo, com mais dois ou três pequenos cortes acima das virilhas.
A vantagem desse tipo de abordagem é ser menos invasiva, o que possibilita uma recuperação mais rápida e menor tempo de internamento.
Atualmente, a cirurgia videolaparoscópica pode também contar com suporte da cirurgia robótica.
Laparotomia para avaliação tumor de ovário em oncologia: Quando o tumor é grande ou existem sinais de doença extra ovariana evidenciados nos exames de imagem, opta-se por realizar uma cirurgia aberta para realizar citorredução completa, isto é, retirar toda doença macroscópica visível no momento da cirurgia. Normalmente realiza-se uma incisão mediana para melhor visualização de todo abdômen, afim de obter um estadiamento completo.
Quando existe a possibilidade de realizar biopsia de congelação, temos um resultado “parcial” que nos orienta sobre a malignidade e provável tipo histológico da lesão ovariana. Caso a lesão seja maligna, pode ser necessário também a retirada do ovário contra lateral e do útero.
Nos casos de tumor de ovário avançado, muitas vezes opta-se por realizar quimioterapia neoadjuvante (antes do tratamento definitivo proposto), para diminuir a quantidade de doença e tornar a cirurgia menos mórbida. Nesse caso, chamamos de cirurgia de citorredução de intervalo.
Procure seu médico e não esqueçam de realizar seus exames. A COP - CIRURGIA ONCOLÓGICA DE PERNAMBUCO, tem profissionais qualificados para orientação e tratamento dos tumores de colo uterino. Marque sua consulta.
![]() * Graduada em Medicina pela Faculdade Pernambucana de Saúde (2019) com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo IMIP - RQE 13750 (2020-2023) e Fellowship em Cirurgia Oncoginecologica (2023-2024) pelo IMIP. Tutora da Faculdade Pernambuco de Saúde. |