top of page

Julho Amarelo - mês de conscientização sobre o Sarcoma

  • Foto do escritor: COP onco
    COP onco
  • 6 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Entendendo os Sarcomas

Por Dra. Christine Miranda*

Quando alguma célula dos músculos ou do tecido gorduroso ou de tendões ou ligamentos ou de vasos sanguíneos ou de nervos periféricos (e outros tecidos) sofre mutação, surgem tumores chamados de SARCOMAS.


Esses tumores geralmente tem no seu nome o tecido de sua origem como lipossarcoma (tumor das células de gordura), rabdomiossarcoma (originado no músculo estriado) e leiomiossarcoma (tumor da fibra muscular lisa), entre outros exemplos. São mais de 50 tipos ! Os sarcomas são tumores malignos e são raros tanto para crianças como para adultos e podem surgir em qualquer parte do corpo, a maioria acomete braços e pernas.


A principal manifestação de um sarcoma é perceber uma nodulação, um caroço no corpo. No início da doença esses abaulamentos crescem de modo muito lento durante anos e depois, na fase mais tardia apresentam um crescimento inesperado e rápido em semanas. Dependendo do local onde se localizam, não apresentam dor. Além da percepção do tumor , o sarcoma pode dar sinais inespecíficos de sua presença como dor no abdômen ou no dorso(sarcomas do retroperitoneo), sangramento pelas fezes ou vômitos quando englobam órgãos do tubo digestivo,etc. Doenças genéticas e síndromes familiares são alguns dos fatores que aumentam o risco para o desenvolvimento dos sarcomas.


Diante da suspeita de sarcoma ou da presença de massas, o exame de imagem seja a ultrassonografia como Tomografias ou Ressonâncias ou Pet- CT são excelentes indicadores se existem características malignas nas lesões. Porém apenas a biópsia do tumor poderá afirmar ou não se trata-se de sarcoma e qual o seu grau de agressividade que são informações indispensáveis para a escolha do modo de tratamento mais adequado que depende também de investigar se existe ou não metástases para outros órgãos próximos ou não.


O principal tratamento dos sarcomas de partes moles é a cirurgia e consiste na remoção do tumor e de uma margem de tecido saudável ao seu redor, para que seja retirada a maior quantidade de células cancerosas possível. O paciente pode receber quimioterapia ou radioterapia antes do procedimento cirúrgico para encolher o tumor e facilitar a cirurgia. quimioterapia e radioterapia. A amputação de membros tem sido cada vez mais rara devido ao bom uso de todas as modalidades de tratamentos além do diagnóstico de lesões de menor tamanho, isto é, em estadio mais precoce.


Procure seu médico e não esqueçam de realizar seus exames. A COP - CIRURGIA ONCOLÓGICA DE PERNAMBUCO, tem profissionais qualificados para orientação e tratamento dos tumores de colo uterino. Marque sua consulta.



* Graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1984), com Especialização em Cirurgia Geral (1986) e Cancerologia Cirúrgica (1991). Título de Especialista em Cirurgia Oncológica pela SBCO/AMB/CFM (2010), atuando principalmente em Cirurgia Oncológica


 
 

©  2022 por COP PE

Memorial Clínicas | rua das Fronteiras, 127. 6 andar

Consultórios Esperança Recife | rua Francisco Alves, 568-572. 5 andar

Unidade Pateo Olinda | Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, 225. Casa Caiada. Localizado no piso L4

NOA (Caruaru) | Rua Saldanha Marinho, 979 Nassau

Hosp. Santa Efigênia (Caruaru) | Rua Gonçalo Coelho, 40 Nassau

Tel: 81 99323-1149

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
bottom of page